DestaquesParaíbaSaúde

Coronavírus: Paraíba fica em alerta e confirma mais 100 casos de variante Delta e 31 casos de variante Gamma

Com esses resultados a variante Delta foi confirmada em mais 13 municípios (Brejo do Cruz, Cajazeiras, Caturité, Conde, Guarabira, Itabaina, Juazeirinho, Junco do Seridó, Patos, Pedra Lavrada, Pombal, Santa Rita e Santo André) do Estado, totalizando 25 municípios.

A Secretária de Estado da Saúde confirmou o registro de mais 100 novos casos da variante Delta do novo coronavírus nesta quarta-feira (8). Agora, a Paraíba contabiliza 124 casos da variante, onde 24 já haviam sido identificados e revelados na semana passada. Também foram confirmados 31 casos para a variante Gama. Com os novos casos, o estado totaliza 25 municípios com a variante em circulação.

Foram enviadas 202 amostras pelo Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN/PB, da Gerência Executiva Vigilância em Saúde, do Laboratório de Vigilância Molecular Aplicada – LAVIMAP da Escola Técnica de Saúde da UFPB para sequenciamento e confirmação na Fiocruz/Rio de Janeiro. Do total, 131 amostras foram confirmadas, destas 100 para variante Delta (B.1.617.2) e 31 para variante Gamma (P.1).

Com esses resultados a variante Delta foi confirmada em mais 13 municípios (Brejo do Cruz, Cajazeiras, Caturité, Conde, Guarabira, Itabaina, Juazeirinho, Junco do Seridó, Patos, Pedra Lavrada, Pombal, Santa Rita e Santo André) do Estado, totalizando 25 municípios.

A data de sintomas do primeiro caso Delta confirmado é do dia 17 de julho, em um homem de 23 anos, residente no município de Campina Grande, sem histórico de viagem ou contato de caso confirmado para a Delta.

A faixa etária de 20 a 29 anos representam 30,4% (38 casos) das cento e vinte e cinco amostras sequenciadas, além disso destaca-se a identificação de casos positivos da variante em menores 15 anos, com três casos confirmados. Em relação ao sexo, a predominância é do sexo feminino com setenta e dois  casos para cinquenta e três do sexo masculino.

Há também, entre os casos Delta, dezesseis  casos com esquema vacinal completo, sendo nove deles em idosos, dois  com o imunizante Astrazeneca e sete coronavac. Foram identificados com esquema incompleto, quarenta casos.

Em investigação identificou-se que das amostras sequenciadas cento e quatorze apresentaram um quadro leve de síndrome gripal (SG) e onze de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com história de internação, onde sete casos evoluíram para óbito e os demais com evolução para cura.

Quanto aos óbitos pela variante, a Paraíba tem um total de 07 casos, sendo quatro do sexo masculino, sendo um na faixa etária de 30 a 39 anos, dois de 40 a 49 anos e um de 80 e+; e três do sexo feminino, sendo um de 30 a 39 anos e dois de 80+ anos. Quanto ao município de residência, três óbitos eram residentes de Campina Grande, um de João Pessoa, dois de Alagoa Nova e um de Lagoa Seca. Apenas 03 casos com histórico vacinal, dos quais dois com esquema incompleto.

Veja os municípios com identificação de casos sequenciados para variante Delta no Estado:

Fonte : wscom

Mostrar mais

Redação

O Extra Paraíba é um portal de notícias e entretenimento, aqui você estará sempre atualizado com as últimas notícias do Brasil, mundo e da Paraíba em geral.

Leia Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios