Oposição alcança maioria para pedir impeachment de Moraes
Para destituir o magistrado da Suprema Corte, serão necessários 51 votos, do total de 81 senadores

Parlamentares da oposição anunciaram nesta quinta-feira (7) que alcançaram a maioria para formalizar o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
41 senadores assinaram a petição, agora, cabe ao presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (União-AP), protocolar a abertura do processo. Para destituir o magistrado da Suprema Corte, serão necessários 51 votos, do total de 81 senadores.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) destacou no X (antigo Twitter) que o senador Laércio Oliveira (PP-SE) se juntou ao grupo de outros parlamentares em apoio ao processo contra Moraes. Nikolas destaca que o senador “acaba de se posicionar pelo Brasil”.

Em sua postagem, Nikolas explica os proximos passos do processo contra Moraes, que pode levar à destituição do magistrado.
- Alcolumbre lê a denuncia.
- Instalada Comissão Especial
- Parecer prévio sobre o prosseguimento da denúncia – Maioria simples (41 votos)
- 10 dias p/ministro apresentar defesa
- Parecer final – Maioria simples (41 votos)
- Se o parecer da Comissão for aprovado, desde então o ministro fica afastado.
- Decisão final do Plenário – 2/3 dos senadores
Acordo com a oposição
Depois de uma série de manifestos, a oposição decidiu desocupar o Senado Federal para a realização das sessões. A decisão veio após a reunião de Davi Alcolumbre (União-AP) e líderes do Senado. O senador Rogério Marinho (PL-RN) considera que o ato se configura como “reestabelecimento da normalidade”.
“Fizemos um esforço hoje, junto aos nossos pares, e estamos neste momento nos retirando da Mesa do Senado da República para que os trabalhos possam fluir normalmente”, disse o senador.
Fonte: DiáriodoPoder



