DestaquesParaíba

Queda em repasse aos municípios: Senador Efraim Filho e bancada federal paraibana se reúnem com prefeitos em busca de soluções

Os prefeitos das diferentes regiões do estado estiveram presentes no encontro, onde aproveitaram para apresentar suas demandas e compartilhar suas experiências sobre o impacto da redução nos recursos destinados aos municípios.

Nesta segunda (24), a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), ao lado de prefeitos e prefeitas, se reuniu com a bancada federal e o Senador Efraim Filho (União-PB) para uma importante reunião cujo o objetivo foi discutir a preocupante queda nos repasses para as cidades paraibanas, visando encontrar soluções para essa questão.

Na reunião a Famup fez questão de debater temas de interesse dos municípios e dividiu as preocupações sobre as constantes quedas de receitas que vem afetando diretamente o andamento das administrações municipais.

Os prefeitos das diferentes regiões do estado estiveram presentes no encontro, onde aproveitaram para apresentar suas demandas e compartilhar suas experiências sobre o impacto da redução nos recursos destinados aos municípios. A reunião foi uma oportunidade para os gestores municipais dialogarem diretamente com os parlamentares e buscar alternativas para enfrentar os desafios financeiros que têm afetado suas administrações.

Entre os temas discutidos com os deputados federais e senadores presentes, estarão as constantes quedas de receitas como no Fundeb, no ICMS e nos repasses do Fundo de Participação de Municípios (FPM), reflexos ainda da política de desoneração (redução) dos impostos sobre os combustíveis, telecomunicações e energia, implantada pelo Governo Federal em junho de 2022. O principal ponto de debate foi a queda de receita municipal desde que o último censo do IBGE detectou diminuição da população verificada.

Vale destacar que no mês passado, o plenário do Senado aprovou o projeto (PLP 139/2023) que impede a redução imediata dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios – FPM – que tiveram diminuição no tamanho população verificada pelo IBGE. A proposta do senador Efraim Filho (União-PB) prevê que os critérios do Censo definidos pelo Tribunal de Contas da União só valerão a partir de 2025 com uma diminuição de 10% ao longo de 10 anos para não prejudicar as cidades menores.

O senador Efraim Filho destaca a importância do debate com os prefeitos e do FPM para continuar o desenvolvimento das cidades paraibanas. “Quando se está discutindo queda de FPM, queda receita, não é municipio preocupado só por que diminuiu recurso, não. É porque o serviço lá na ponta o maior prejudicado será o cidadão que não terá essa qualidade do serviço da mesma altura. Então George, conte comigo representando a bancada do Senado Federal, e como sabe que sou municipalista conte comigo não só para votar, mas para ser autor de projetos que ajudarão a transformar a realidade dos municípios, da nossa gente” finaliza o senador.

A reunião representa mais um esforço da Bancada Federal da Paraíba em defender os interesses municipais, trabalhando para uma Paraíba cada vez mais forte e desenvolvida. O diálogo aberto e transparente entre os parlamentares e os prefeitos é essencial para fortalecer o trabalho conjunto em prol do desenvolvimento do estado e de suas comunidades.

Além do senador Efraim, estavam presentes na reunião, os deputados federais Gervásio Maia (PSB-PB), o coordenador da bancada Damião Feliciano (União-PB), Cabo Gilberto (PL-PB), o deputado estadual Wilson Santiago Filho (Republicanos- PB), Taciano Diniz (União-PB), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, presidente da FAMUP e George Coelhoe vários prefeitos paraibanos.

Mostrar mais

Redação

O Extra Paraíba é um portal de notícias e entretenimento, aqui você estará sempre atualizado com as últimas notícias do Brasil, mundo e da Paraíba em geral.

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios