EleiçõesEmpregoPolítica

ECONOMIA: Com apenas 10% da população empregada, Jeferson propõe criação do Empreender Marizópolis para garantir mais trabalho e renda

Os números, que revelam a baixa ocupação e renda dos moradores, levaram o candidato a prefeito Jeferson Vieira (PDT) a propor a criação de um programa de crédito, a exemplo do Empreender, para incentivar a abertura de novos negócios no município, reforçando a geração de emprego e renda para as pessoas.

A cidade de Marizópolis, no Sertão do Estado, tem apenas 10,1% da população empregada e 50,3% vivendo com até meio salário mínimo por mês, segundo levantamento mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números, que revelam a baixa ocupação e renda dos moradores, levaram o candidato a prefeito Jeferson Vieira (PDT) a propor a criação de um programa de crédito, a exemplo do Empreender, para incentivar a abertura de novos negócios no município, reforçando a geração de emprego e renda para as pessoas.

“Os dados revelam a realidade de nossa gente: ainda tão dependente dos empregos na Prefeitura, muitas vezes ‘rachados’ para duas, três pessoas. Precisamos criar alternativas para nosso povo viver, trabalhar e romper a dependência da Prefeitura e das promessas não cumpridas. Por isso, vamos criar o Empreender Marizópolis como forma de garantir incentivos aos trabalhadores autônomos, agricultores, pescadores e a criação de novos empreendimentos no município”, destacou Jeferson.

Entre os pontos que serão priorizados na gestão municipal com a criação do programa estão a geração de empregos; a mobilização de quem constrói o desenvolvimento; a desburocratização e a simplificação da vida dos empreendedores; o apoio ao empreendedor; prioridade nas compras locais; promoção do empreendedorismo nas escolas; realizar qualificação de quem mais precisa; fortalecer as vocações do município; incentivar a cooperação e o crédito e ainda estimular a inovação e a sustentabilidade em Marizópolis.

Linhas de crédito – Para isso, ele explicou que serão criadas linhas de crédito específicas para os trabalhadores autônomos do município, os empreendedores individuais e os pequenos e microempeendedores, além de contemplar também o homem e a mulher do campo: com uma linha para os produtores da agropecuária e outra linha para os pescadores.

Cada linha irá contemplar as áreas de acordo com suas especificidades, com recursos para a aquisição de insumos, equipamentos, materiais e também para ampliação ou criação de setores de logística, vendas e consultoria para plano de negócios e administração.

“Aqui na Paraíba nós temos muitos exemplos de municípios que implantaram programas semelhantes e que deu muito certo. Conseguiram melhorar a economia e a renda da população. Não iremos atuar sozinhos, irei procurar o Sebrae, as nossas Universidades da região e procurar parcerias com o Governo do Estado e com o Governo Federal para que possamos ter um programa forte, que ofereça recursos, capacitação, mas que principalmente, incentive os sonhos da nossa gente”, comentou.

Dados – De acordo com dados do último levantamento do IBGE, o município de Marizópolis tem apenas 663 pessoas com algum tipo de ocupação, sendo 598 assalariados, em uma população estimada de 6.654 pessoas. O salário médio mensal dos trabalhadores formais é de 1,4 salários mínimos e o percentual da população com rendimento nominal mensal per capita de até 1/2 salário mínimo é 50,3 %.

Já o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) chega a 0,608, número que afeta diretamente no desenvolvimento da cidade.

 

Assessoria 

Mostrar mais

Redação

O Extra Paraíba é um portal de notícias e entretenimento, aqui você estará sempre atualizado com as últimas notícias do Brasil, mundo e da Paraíba em geral.

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios