Prefeitura de Patos e Governo do Estado alinham pontos para reforçar ações de acompanhamento e controle da Covid-19
A reunião também colocou em pauta o tema da imunização, bem como outras pactuações importantes que serão mais aprofundados em reunião posterior.
Equipes da Secretaria Estadual de Saúde, 6ª Regional de Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), e Secretaria Municipal de Saúde de Patos, se reuniram na manhã desta quarta-feira (29), na sala da atenção básica do município, para dialogar e alinhar pontos sobre o acompanhamento aos casos detectados para o novo coronavírus, boletim epidemiológico, disponibilidade dos testes rápidos e sistemas de informação sobre a pandemia.
Talitha Lira, gerente operacional da Vigilância em Saúde da SES, esclareceu que a visita técnica buscou, sobretudo, observar o processo de coleta de dados que atualiza os sistemas de informação, por parte da Vigilância Epidemiológica de Patos, visando orientar melhor as decisões nas esferas estadual e municipal no tocante ao enfrentamento à Covid-19.
Ela lembrou que a Covid-19 tem aumentado significativamente nas cidades do interior do estado, e que a população deve ficar ainda mais atenta aos cuidados de proteção.
O secretário de Saúde do município, José Francisco de Sousa (Zeca), frisou que o momento foi importante para traçar novas perspectivas de atuação frente à pandemia, reforçando e melhorando o que o município já vem fazendo no tocante aos trabalhos da Vigilância Epidemiológica. Zeca considerou que teve início um novo momento de atuação para promover a descida dos números de casos da Covid-19.
Já a gerente da 6a Regional de Saúde, Fernanda Medeiros, deixou claro que a visita técnica do estado também funciona como suporte à saúde municipal, para corrigir possíveis falhas de dados informados, a exemplo da duplicidade dos casos da Covid-19, muitas vezes resultante da realização de vários testes em um único paciente, que por algum motivo procurou serviços distintos e foi notificado mais de uma vez.
Além disso, a reunião também colocou em pauta o tema da imunização, bem como outras pactuações importantes que serão mais aprofundados em reunião posterior.
Coordecom