
O município de São Francisco, no sertão da Paraíba, mais uma vez é destaque nos os índices do Programa Previne Brasil. A cidade sertaneja ficou na posição desempenho na APS – Atenção Primária à Saúde – 2º lugar na Paraíba e 11º no ranking Nacional.
Em contato com nossa reportagem, o prefeito Gerôncio Junior comemorou o destaque do município em um importante índice. “Ficamos muito orgulhosos de saber que estamos entre os melhores municípios avaliados no ranking do Previne Brasil. É reflexo de um trabalho diário e incansável de toda a equipe. Cada indicador que fazemos subir o mínimo possível é um passo grande e esperamos continuar nos superando”, acrescentou.
A secretária de Saúde, Annyelly Fernandes, destaca mais um bom momento da gestão de São Francisco. “Para nós é um motivo de alegria e de muito orgulho receber essa informação. Isso mostra para nós que todo esse esforço e estratégias que temos traçado têm valido a pena”, destacou.
Como calcular o ISF Previne Brasil:
Multiplica-se a nota do indicador com o valor do peso correspondente e se divide pela soma dos pesos dos 7 indicadores de desempenho. Soma dos pesos dos 7 indicadores: 10. Soma dos resultados ponderados dos indicadores, as NPI. O valor do ISF multiplicado por 10.
O índice APS:
A Atenção Primária à Saúde é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.
O ISF:
Corresponde ao cálculo do desempenho do conjunto dos sete indicadores selecionados. Esse índice se mantém aferido a cada 04 (quatro) meses com repercussão financeira para os 04 meses subsequentes. Esse ciclo se repetirá quadrimestralmente, conforme descrito no Manual Instrutivo do Previne Brasil.
Fonte : PortalNoticiaJá