BrasilDestaquesParaíba

Voto de Louvor: Veneziano homenageia Fantástico e destaca 50 anos do programa durante discurso no Senado

Segundo Veneziano, são poucos os programas de TV que tiveram a mesma longevidade do Fantástico. Até porque, disse ele, a própria história da TV no Brasil não tem ainda 75 anos.

O Senado Federal concedeu um ‘Voto de Louvor’ ao programa Fantástico, da Rede Globo, que no último dia 05 deste mês completou 50 anos no ar. A propositura foi do vice-presidente da Casa, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Na tarde desta terça-feira (08), Veneziano também utilizou a tribuna da Casa para homenagear o Fantástico e falar sobre a importância do programa para o país.

Segundo Veneziano, são poucos os programas de TV que tiveram a mesma longevidade do Fantástico. Até porque, disse ele, a própria história da TV no Brasil não tem ainda 75 anos. “Não é só por sua longevidade que o Fantástico merece ser homenageado e lembrado nesta ocasião. Nos seus mais de 2.500 programas, o Show da Vida não apenas refletiu as grandes transformações pelas quais o País e o mundo passaram nas últimas 5 décadas, mas também foi, em alguma medida, um agente dessas transformações”.

Ao lembrar que o Fantástico combina jornalismo e entretenimento, sempre se mantendo à frente na disputa pela audiência, o programa ajudou a pautar diversos debates públicos relevantes no Brasil das últimas décadas e foi também responsável pelo lançamento de tendências, influenciando comportamentos e gostos. “Tem sido, enfim, um grande espelho, no qual a sociedade brasileira, a cada fim de domingo, pode ver e refletir sobre si mesma tal como é – e tal como pode vir a ser”.

Para vice-presidente do Senado, 50 anos é tempo suficiente para que pelo menos duas gerações tenham amadurecido. “Duas gerações que cresceram e floresceram ao longo do tempo em que o programa existe. Duas gerações que, de uma forma ou de outra, tendo ou não sido parte direta da audiência do programa, foram impactadas por ele – por causa de um tema popularizado por uma reportagem, por causa de uma canção tornada famosa por um quadro musical, por causa de um artista cujo nome passa a circular depois de uma aparição no show”.

Ele disse que o programa é testemunha das profundas mudanças que ocorreram no País nas últimas cinco décadas. “Criado em pleno regime militar, que ainda duraria 12 anos, o Fantástico também sofreu sua cota de intervenções da censura e acompanhou de perto o processo de abertura política, a instalação da Nova República, seus momentos políticos mais importantes. O Fantástico soube, como poucos outros produtos da mídia, refletir os efeitos dessas mudanças políticas e econômicas na vida social e na vida cultural. Sua longevidade é prova inequívoca de que o programa teve sucesso em constituir-se como espelho – e como veículo – dessas transformações, contribuindo decisivamente para que a sociedade pudesse, enfim, reconciliar-se consigo mesma e reconhecer-se em tempos tantas vezes turbulentos”.

Veneziano lembrou que essa trajetória está sendo contada pelo próprio Fantástico, em cinco reportagens especiais, que retratam as cinco décadas de existência do programa. “A cada reportagem especial, uma década de acontecimentos é retratada pelo jornalismo brilhante, de todos os que compuseram ou ainda compõem a equipe de produção do programa. A primeira reportagem especial já foi ao ar neste último domingo e as próximas quatro serão veiculadas nos quatro domingos seguintes”.

Ao final, Veneziano parabenizou a Rede Globo e a todas as pessoas envolvidas nessas cinco décadas, que fizeram o sucesso do programa, em nome do atual diretor geral do Fantástico, Bruno Bernardes. “Parabéns e muito obrigado pelos excelentes momentos que, há 50 anos, têm coroado os domingos de tantas famílias brasileiras. Que venha agora o centenário”, destacou o senador.

Mostrar mais

Redação

O Extra Paraíba é um portal de notícias e entretenimento, aqui você estará sempre atualizado com as últimas notícias do Brasil, mundo e da Paraíba em geral.

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios