DestaquesParaíba

Em reunião com o Ministro Rogério Marinho, Deputado Lindolfo Pires reivindica modernização do Sistema Irrigado de São Gonçalo no sertão

O parlamentar mostrou ao Ministro a necessidade de mudar o Sistema de Irrigação do Perímetro Irrigado de São Gonçalo, já que atualmente é usado o método de inundação, é um sistema arcaico, não mais utilizado e que tem um considerável consumo de água.

O deputado Estadual, Lindolfo Pires (Podemos), se reuniu nesta quinta-feira 29/04, em João Pessoa, com o Governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania); o Ministro do Desenvolvimento Regional , Rogério Marinho e Senador paraibano, Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

No encontro, Lindolfo Pires pleiteou dois assuntos relevantes relacionados a região de Sousa. O parlamentar mostrou ao Ministro a necessidade de mudar o Sistema de Irrigação do Perímetro Irrigado de São Gonçalo, já que atualmente é usado o método de inundação, é um sistema arcaico, não mais utilizado e que tem um considerável consumo de água.

Lindolfo lembra que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs ) tem o projeto para modernização de todo o Perímetro Irrigado de São Gonçalo. Com isso, aumentaria a área a ser cultivada, dos atuais 2.400 ha para 5.000 ha, reduzindo o consumo d”água dos atuais 55 milhões para 24 milhões de m³. “Teremos um ganho da terra a ser cultivada e uma diminuição da quantidade de água a ser ofertada. São Gonçalo necessita que essa inovação seja viabilizada para que possamos investir na segurança hídrica de toda região.

Ainda no encontro, o parlamentar sousense reivindicou a Rogério Marinho a construção de um açude na região das Comunidades Rurais de Malhada da Pedra e São Paulo, em Sousa, ainda beneficiando também as Comunidades Rurais das regiões dos municípios de São Francisco e Santa Cruz. “Esse manancial sendo construído será extremamente relevante para que seja possível armazenar água e tornar a região um celeiro de várias culturas que serão irrigadas, além de favorecer a pecuária”, frisou.

Após Rogério Marinho ouvir as demandas de Lindolfo Pires, foi definido que o Senador Veneziano vai agendar uma audiência no mês de maio, em Brasília, ocasião que todos possam detalhar os pleitos apresentados junto à equipe do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Fonte: Portal Notícia JÁ
Mostrar mais

Redação

O Extra Paraíba é um portal de notícias e entretenimento, aqui você estará sempre atualizado com as últimas notícias do Brasil, mundo e da Paraíba em geral.

Leia Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios