DestaquesParaíba

Governo da Paraíba e Prefeitura de João Pessoa celebram termo de cessão de uso para implantação de Centro Internacional de Computação Quântica na Estação das Artes

O documento foi assinado na tarde desta quinta-feira (4) pelo governador João Azevêdo e o prefeito Cícero Lucena, na Granja Santana, em João Pessoa, atendendo pedido feito pela gestão estadual em julho deste ano. 

O Governo do Estado celebrou termo de cessão de uso da Estação das Artes Luciano Agra para implantação do Centro Internacional de Computação Quântica da Paraíba (Ciquanta-PB). O documento foi assinado na tarde desta quinta-feira (4) pelo governador João Azevêdo e o prefeito Cícero Lucena, na Granja Santana, em João Pessoa, atendendo pedido feito pela gestão estadual em julho deste ano. 
 
Também estiveram presentes o vice-governador Lucas Ribeiro e o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; além do procurador-geral do estado, Fábio Brito, e o procurador do município de João Pessoa, Bruno Nóbrega.
 
Com investimentos de R$ 75 milhões, metade do Governo da Paraíba e os outros 50 por cento do Governo Federal, por meio da Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ciquanta vai revolucionar os processos computacionais em diversas áreas, como indústria e medicina, abrindo janelas de oportunidades no Estado, principalmente para os jovens que ingressam todos os anos no mercado de trabalho. 
 
A iniciativa prevê a instalação de um computador quântico, com transferência de tecnologia e formação de pessoal especializado. 
 
O Centro ainda trabalhará em colaboração com universidades, empresas e institutos de pesquisa para fomentar a inovação no setor produtivo.

Mostrar mais

Redação

O Extra Paraíba é um portal de notícias e entretenimento, aqui você estará sempre atualizado com as últimas notícias do Brasil, mundo e da Paraíba em geral.

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo