DestaquesExecutivoParaíba

Prefeitura de Monte Horebe conclui com sucesso mais um ciclo do Orçamento Democrático Municipal

A experiência iniciada em 2017 teve agora a sua quinta edição e se impõe de forma definitiva pelo êxito conquistado. O modelo de atuação é caracterizado pela linearidade do relacionamento entre gestão e população e, principalmente, pela lealdade da Prefeitura aos compromissos estabelecidos em cada reunião plenária.

A Prefeitura de Monte Horebe concluiu no último sábado mais um ciclo do Orçamento Democrático Municipal – ODM 2022. A experiência iniciada em 2017 teve agora a sua quinta edição e se impõe de forma definitiva pelo êxito conquistado. O modelo de atuação é caracterizado pela linearidade do relacionamento entre gestão e população e, principalmente, pela lealdade da Prefeitura aos compromissos estabelecidos em cada reunião plenária. Os resultados do ODM em Monte Horebe configuram uma experiência democrática de referência para todos os governos municipais e estaduais que se pretenderem democráticos.

Escolas, ginásios, praças, postos de saúde, policlínica, estradas, transportes, ampliação do sistema de saúde, de educação e ação social, são algumas das ações e obras pautadas pelo Orçamento Democrático que foram transformadas em realidade e que agora beneficiam a população diretamente.

Para Maria das Graças, cidadã de Monte Horebe, “o ODM nos motiva a sair de casa pra vir discutir com a Prefeitura porque a gente vê as nossas decisões serem respeitadas. A gente decide e a Prefeitura obedece. Tinha que ser assim em todo canto, a prefeitura fazendo o que a população precisa” afirma a moradora. Amanda, outra moradora de Monte Horebe, diz que “é muito importante que a gente possa conversar diretamente com o prefeito e sua equipe e depois ver que o que foi combinado foi respeitado. Não podemos perder esse direito e precisamos participar mais gente ainda”.

 O ODM 2022 foi dividido em 3 etapas. A primeira reunião plenária aconteceu no Sítio Braga, a segunda no Sítio Capim e, no último sábado, a Plenária Final do ODM 2022 foi uma festa democrática pela participação popular que, além do exercício político, também teve arte, cultura e muita confraternização.

O prefeito Marcos Eron declarou a sua satisfação com mais um ODM: “Estamos muito felizes de ver no que se transformou o ODM em Monte Horebe. Quando iniciamos em 2017, sem nenhuma experiência, as pessoas não acreditavam na importância destas reuniões. Fomos fazendo e aprendendo, a população percebeu o respeito às decisões da maioria e hoje temos concretizada uma experiência de cidadania e democracia com resultados claros e palpáveis. Pra todos nós da gestão e da população é uma história de aprendizado e de sucesso, instrumento que é um verdadeiro patrimônio de Monte Horebe que precisa ser continuado e aprimorado a cada ano.

As decisões tomadas em cada uma das reuniões plenárias entram agora na pauta da gestão para serem transformadas em ações e obras.

Mostrar mais

Redação

O Extra Paraíba é um portal de notícias e entretenimento, aqui você estará sempre atualizado com as últimas notícias do Brasil, mundo e da Paraíba em geral.

Leia Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios