Junina Sacode vence Etapa Regional de quadrilhas juninas realizada pela Prefeitura de Monte Horebe
O público marcou presença na praça central de Monte Horebe, onde foi montado som, iluminação, disciplinadores e segurança para oferecer confortos para as pessoas que prestigiaram o vento, que também contou com as presenças de vereadores, secretários, auxiliares da gestão.
A Prefeitura de Monte Horebe realizou, no último sábado (03), a I Etapa Eliminatória do Concurso Regional Vale dos Sertões. O público marcou presença na praça central de Monte Horebe, onde foi montado som, iluminação, disciplinadores e segurança para oferecer confortos para as pessoas que prestigiaram o vento, que também contou com as presenças de vereadores, secretários, auxiliares da gestão.
A grande campeã da noite, foi a Junina Sacode, de Tavares, que percorreram mais de 150km para participar do evento. A junina trouxe o tema “O Brabo Perdido”. A junina vem recebendo o apoio cultural, logístico e financeiro da prefeitura municipal e já desponta como sendo uma das maiores agremiações da região. A junina também levou os troféus de melhor Casal de Noivos e Melhor Rainha.
A segunda colocada, Junina Balanser, de Vila Aparecida em Uiraúna, apresentou o tema ‘‘Metamorfose Sertaneja’’ a evolução do sertão. A quadrilha venceu nas categorias especiais como melhor Casal Junino e melhor Marcador.
A quadrilha junina Sacode será a representante da Etapa Vale dos Sertões na final do festival estadual, realizado em João Pessoa, concorrendo com juninas de toda Paraíba para o “Nordestão”, da Globo.
A etapa ainda contou com as apresentações das quadrilhas: Junina Filhos da Terra de Conceição que obteve a terceira colocação, Quadrilha da Vizinhança de Bonito de Santa Fé, Brega e Chiq de Jericó, Amor Junino de Pedra Branca.
O prefeito Marcos Eron disse que está garantido todos anos de sua gestão frente à prefeitura o apoio de incentivo cultural para a quadrilhas junina da cidade a ”Vozes do Sertão”, tratando-a como sendo um patrimônio cultural de Monte Horebe. Para Marcos Eron, eventos do tipo reforçam a cultura, o turismo e o lazer no município, e ainda funcionam como gerador de renda para famílias que aproveitam o evento para comercializar alimentos e outras produtos. “Vamos trabalhar sempre para valorização de uma das maiores manifestações populares da cultura nordestina que são as quadrilhas juninas, sem esquecer também do tradicional Festival de Inverno que aconteceu recentemente e apoiando a quadrilha Vozes do Sertão.”. destacou Marcos Eron.